7 de dezembro de 2021

“UMA CIDADE AMALDIÇOADA DENTRO DO SEU BOLSO” – SILENT HILL: PLAY NOVEL

APRESENTAÇÃO:

Silent Hill: Play Novel foi lançado para GBA em 2001, somente no Japão.
É uma versão radicalmente diferente do Silent Hill do PlayStation,
com um estilo próprio de gameplay (afinal é uma versão feita pra um cartucho).
O jogador ocasionalmente fica envolvido em questões típicas da série,
como resolver quebra-cabeças ou fazer escolhas que mudam os finais do game.

Caixa, manual e cartucho raro de Silent Hill

HISTÓRIA:

O jogo “Silent Hill” foi lançando em 1999 para o o PlayStation
e colocou os jogadores no controle do protagonista Harry Mason.
Que após um acidente de carro na estrada,
ele acorda e descobre que sua filha, Cheryl, desapareceu.
Naturalmente, Harry sai em uma busca desesperada para encontrá-la…
mas logo fica aparente, que existe algo estranho acontecendo na cidade ao redor.
Está nevando fora da temporada e parece que o lugar está deserto.
No entanto, Harry começa a andar pelas ruas vazias, e logo vê monstros.
Se isso não foi estranho o suficiente, a aparência da cidade parece estar mudando,
levando Harry a se perguntar se ele está sonhando ou apenas ficando louco…
Apesar do roteiro seguir a mesma linha do game para o PlayStation,
Como o nome sugere, Silent Hill: Play Novel é um pouco diferente.
mudando o jogo, fazendo com que ele seja jogado
como um livro de “Escolha sua própria aventura”.
Ou seja: Você estará lendo um livro interativo
e decidindo o destino do protagonista.

As cenas durante a narração são do primeiro jogo, dando um tom nostálgico para fãs da série.

GAMEPLAY:

A história pode e vai variar muito,
dependendo das escolhas que você faz durante a jogatina.
Você terá que decidir como seguir no jogo,
se deve se esconder ou lutar contra um monstro.
Às vezes, suas decisões afetam muito a história,
mas em outros momentos, causam pequenas mudanças.
Ocasionalmente, as decisões que você tem que tomar são um pouco estranhas:
como perguntar o que é um objeto antes de vê-lo
(sua resposta determina o que ele será).
Você não precisa se preocupar em tomar decisões erradas durante o jogo,
pois nenhuma das opções levará a uma morte prematura:
uma vez que você começou, você joga até o final.
No game existem alguns quebra-cabeças,
que exigem que você faça coisas como completar um circuito.
Você passará a maior parte do tempo lendo textos,
antes de receber duas ou três opções,
para que o Harry saiba o que fazer em seguida.
Como você pode imaginar, este é um jogo com muitos textos,
e como um exclusivo jogo japonês, requer um entendimento do idioma
ou uma tradução prática para o inglês.
O jogo é bastante curto, pode ser completado em duas horas no máximo.

O roteiro tem várias ramificações que dependem diretamente de nós…
Caso você não goste da maneira como as coisas estão indo, apertando o botão Select,
exibe um fluxograma mostrando o caminho até agora.
Se você quiser, pode voltar a uma decisão anterior
e escolher outra opção para levar a história em uma direção diferente.
Quando o jogo estiver concluído, você será recompensado
com alguns “Cartões Digitais” de personagens e locais.
Os cartões vão variando, dependendo de qual final que o jogador conseguiu fazer.
Não são nada de mais, mas fornecem uma indicação de quantos finais foram feitos.
Ao fechar o jogo a primeira vez, a policial Cybil Bennett é debloqueada.
A história de Cybil é mais curta que a de Harry,
mas fornece uma interessante versão alternativa dos eventos,
com diferentes quebra-cabeças e novas decisões a serem tomadas,
bem como outro conjunto de finais.

Existem três slots para salvar no jogo,
para que você possa ter um para cada um dos personagens, se desejar.
Originalmente, havia um terceiro personagem que você poderia jogar:
um garoto chamado Andy, que era vizinho de Harry e Cheryl.
Cuja história estava disponível para download
através do Mobile System GB de curta duração (e somente para o Japão).
Mas a Konami encerrou o serviço de download, depois de um tempo.
Então não tem mais como obter um conjunto completo de cartões digitais.
pelo menos ainda existem os outros dois personagens para jogar.
O game conta com oito finais para Harry e seis para Cybil,
o jogo vai mantê-lo ocupado por um tempo,
enquanto você vê as diferentes maneiras
pelas quais os eventos poderiam ter acontecido.

Ao fechar o jogo a primeira vez, a policial Cybil Bennett é debloqueada.

GRÁFICOS E SONS:

A Konami se esforçou para usar todo o poder gráfico do GBA,
ao fazer sprites animados parecidos com os modelos 3D do primeiro jogo.
As cenas durante a narração são feitas com o mesmo motor gráfico
dos trailers e cutscenes do primeiro jogo, dando um tom nostálgico para fãs da série.
Acompanhando o texto há uma variedade de fotos.
O texto é colocado em cima das imagens, mas você pode fazer isso desaparecer,
segurando o botão B, se você quiser uma visão mais clara das coisas.
Uma coisa que você verá com muita frequência é uma tela preta.
A trilha sonora não é ruim se tratando de um pequeno cartucho de GBA.
A introdução apresenta o início do tema de Silent Hill do PlayStation,
usando efeitos sonoros clássicos como: uma porta se fechando,
o toque de um telefone ou simplesmente o vento.
O silêncio também é efetivamente implementado,
para nos situar da mesma forma que um livro teria que fazer.

O jogo é cheio de quebra cabeças inteligentes

CONCLUSÃO:

Silent Hill Play Novel é um bom jogo,
conta com múltiplos finais alternativos, quebra cabeças inteligentes,
coleção de cards digitais e ainda jogar com a policial Cybil Bennett.
Mas o jogo infelizmente não é para qualquer um.
Se você espera um jogo de terror, horror ou muita ação,
não tente nem jogar esse game, pois ele não é para seu tipo.
Silent Hill: Play Novel é como um livro interativo,
uma experiência de apreciação de enredo.
fornecendo uma maneira diferente de experimentar a missão de Harry Mason
para encontrar o paradeiro de sua filha Cheryl.
Agora se você é um amante de leitura ou da série, experimente o jogo.
e desbrave a cidade que nunca dorme, Silent Hill!

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