16 de abril de 2024

“DE BOAS INTENÇÕES, O INFERNO ESTÁ CHEIO” – DANTE’S INFERNO

APRESENTAÇÃO:

Dante’s Inferno é um jogo do gênero ação, aventura e Hack and slash.
Foi desenvolvido pela Visceral Games e publicado pela Eletronic Arts para Xbox 360, PS3 em 2010.
Saiu também uma versão para o PSP, desenvolvida pela Artificial Mind and Movement no mesmo ano.
O enredo do jogo gira em torno do Inferno de Dante Alighieri na Divina Comédia
e compartilha muitas semelhanças com o poema épico.

O enredo do jogo é baseado na Divina Comédia

HISTÓRIA:

Vamos nos situar a uma breve “aula” de Literatura…
No Século XIV a humanidade foi agraciada
com uma das maiores obras literárias de todos os tempos:
A Divina Comédia, escrita pelo poeta italiano Dante Alighieri.
Que contava a travessia pelo inferno, purgatório e paraíso do seu alter-ego Dante.
A primeira parte do poema, retrata o inferno segundo a concepção cristã medieval,
nos apresenta um local de dor e sofrimento eternos,
no qual os pecadores pagarão para sempre por seus erros.
É nesse cenário que se passa o game Dante’s Inferno (O Inferno de Dante).
Misturando um poema clássico com um jogo de videogame.
Agora voltemos ao jogo…
Dante é um guerreiro das Cruzadas,
que acaba sendo atingido mortalmente durante uma batalha.
Ele então se encontra com a própria Morte, que tenta “buscá-lo”,
entretanto, Dante consegue destruí-la e tomar sua foice.
Ele segue sua jornada em busca de sua amada Beatrice,
e é revelado que ela foi sequestrada e se encontra no Inferno.
Assim, ele parte para reivindicar a alma de sua amada das mãos de Lúcifer.

A Morte é o primeiro chefe do game, derrote-a e ganhe sua foice.

OS NOVE CÍRCULOS INFERNAIS:

Na obra o autor descreve o inferno como nove círculos de sofrimento localizado dentro da Terra.
São eles: Limbo, Luxúria, Gula, Ganância, Ira, Heresia, Violência, Fraude e Traição.
As fases são baseadas nesses nove círculos, cada um com a sua característica e inimigos específicos.

Limbo (virtuosos pagãos): que morreram antes da vinda de Cristo
e portanto não podem adentrar o paraíso, mas também não merecem sofrer os castigos infernais.

Lust (luxúria): Nesse círculo estão os pecadores da luxúria,
que em vida eram comandados por seus desejos sexuais.

Gluttony (gula): Esse círculo é reservado para os que cometeram excessos com comida e bebida,
que foram governados por seus apetites e não conseguiram se satisfazer em vida.

Greed (ganância): nem todo dinheiro do mundo é suficiente para os que são condenados
a sofrer nesse círculo. Os condenados são fervidos em rios de ouro.

Anger (ira): Esse é o popular “quinto dos infernos” onde vão os odiosos,
que têm como punição ficarem submersos, fervendo no famoso rio Styx, ou Estige, em português.

Heresy (heresia): Este é o círculo aonde os hereges recebem seu castigo, de queimar no fogo eterno.

Violence (violência): esse círculo é dividido em três partes:
violência contra outros, são fervidos num rio de sangue, o Rio Phlegethon.
violência contra si mesmo, onde ficam os suicidas,
eles são transformados em árvores sombrias e retorcidas e condenados a dor eterna,
e violência contra Deus, onde os pecadores são condenados
a vagar num deserto de areia quente onde chovem chamas de fogo.

Fraud (fraude): é dividido em 10 sub-níveis: Panderers and Seducers (malandros e sedutores),
Flatters ( lisonjeiros), Simony (simoníacos – traficantes de artefatos sagrados), Diviners (os adivinhos),
Grafters (Os corruptos), Hypocrites (Os hipócritas), Thieves(Os ladrões), Evil Counselors (Os maus conselheiros ),
Sowers of Discord (Os semeadores de discórdias) e Falsifiers (falsificadores).

Treachery (traição): Dante deve enfrentar o próprio Lucifer, em sua forma aprisionada.
Um demônio enorme com asas estilo morcego. Sua localização é no Lake Cocytus, um lago congelado.

A ambientação retrata bem o inferno.

GAMEPLAY:

A jogabilidade do jogo consiste, basicamente, no uso de duas armas: a Foice e a Cruz.
A Foice da Morte é uma arma “física” que serve para combates diretos e a curta distância.
A Cruz é uma arma especial, capaz de realizar ataques mágicos a longa distância.
A combinação dos ataques destas duas armas é o modelo-base da mecânica do jogo.
também tem uma árvore de habilidades, onde jogador é capaz de evoluir a Cruz e a Foice
coletando pontos específicos para cada.
Ao absolver (perdoar) almas, o jogador ganha pontos especificamente para evoluir a Cruz,
e ao condenar almas, ganha pontos especificamente para a Foice.
Tais almas podem ser encontradas ao longo de todo o jogo, inertes,
com somente uma descrição de seus pecados e a possibilidade do jogador de ajudá-las ou destruí-las.
Além dessas armas principais, o jogador pode coletar diversos equipamentos secundários
durante o jogo, que podem lhe proporcionar grandes aumentos de atributos

Quanto maior o tamanho, maior a queda!

GRÁFICOS E SONS:

Uma coisa é certa …. a ambientação, retrata bem o inferno.
(apesar que eu nunca estive lá pra saber se é isso mesmo kkkkkkkkk)
O game conta com muitas cutcenes durante todo o progresso,
Os gráficos são bonitos e muito detalhados, vou descrever alguns detalhes:
Os cenários são escuros e sombrios, recheados de torturas, dor, sofrimento.
Em todos os círculos é possível ver corpos empilhados agonizando, pessoas presas nas paredes,
empaladas em estacas no chão, corpos em chamas gritando de dor, almas penadas gritando,
ou murmurando frases relacionadas aos pecados que cometeram.
O jogo também possui um forte apelo sexual, como no círculo da luxúria,
em se pode ver almas penadas de mulheres com seios a mostra,
corpos entrelaçados e até em posições sugestivas.
A música ambiente conta com temas orquestrados que combinam com os cenários angustiantes
e bons efeitos sonoros como: gritos, gemidos, murmúrios, sons das criaturas e magias.
A trilha sonora original do game foi feita por Garry Schyman, de Bioshock,
e Paul Gorman, de Neverwinter Nights, e é um dos pontos fortes do jogo.
Com estilo clássico e orquestrado, as músicas compostas dão o clima exato
à ação e terror que acontece nas confins infernais.

As magias de Dante são atiradas através da cruz.

CONTEÚDOS ADICIONAIS (DLC):

Dark Forest: um nível de prólogo vagamente baseado na abertura de The Divine Comedy ,
que mostra Dante em uma floresta escura antes de conhecer Virgil.
O conteúdo inclui novos inimigos e envolve uma série de quebra-cabeças para serem superados.

Diversos trajes alternativos também foram lançados, incluindo Florentine Dante
baseado no poeta da vida real Dante Alighieri e Animated Film Dante,
baseado na aparência do personagem de “Dante Inferno: An Animated Epic” .

Trials of St Lucia: apresenta uma jogabilidade cooperativa e um editor de jogos.
Os jogadores podem compartilhar seus mapas e níveis criados com outras pessoas.
O novo personagem jogável neste DLC é Santa Lúcia, uma das principais santas da Igreja Católica.

Trials of St Lucia é uma das DLCs desse game.

CONCLUSÃO:

O jogo é muito bem produzido, lindo e maravilhoso,
Mas não dá pra fugir das comparações com o épico game da Sony: God of War.
apesar das similaridades com o “Deus da guerra”, Dante’s inferno consegue se diferenciar,
e ter vários pontos em destaque capaz de demonstrar a sua individualidade.
como por exemplo: Possibilidade de desenvolvimento do personagem e suas habilidades.
você pode condenar ou absolver as almas, o que possibilita mais interação com o jogo.
Além dos gráficos bonitos, traz uma temática sombria, ótima trilha sonora e uma história épica.
recomendado para quem já jogou God of War ou procura outros jogos do mesmo gênero.
Dante’s Inferno é um dos melhores jogos para o Xbox 360!

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